Blog

CONTEÚDOS PREPARADOS ESPECIALMENTE PARA VOCÊ

Afinal qual a diferença entre os cargos de Programadores Front-End, Back-End e Full Stack?


Warning: Undefined global variable $data-post in /home/webbraincom/public_html/wp-content/themes/webbrain_2023/single.php on line 45

Warning: Undefined global variable $autor-post in /home/webbraincom/public_html/wp-content/themes/webbrain_2023/single.php on line 45

Os cargos de programadores costumam ser segmentados em três categorias principais: front-end, back-end e full-stack. Todos contribuem para a criação e desenvolvimento de software, mas cada um tem um enfoque e um leque de habilidades particulares.

Programador Front-End

Os programadores front-end são responsáveis pela implementação da interface gráfica interativa que foi concebida pelo UX/UI designer, seguindo sempre as especificações fornecidas pelo analista de sistemas. Esses profissionais são adeptos de linguagens como HTML, CSS e JavaScript.

Além disso, fazem uso de técnicas com JavaScript e suas bibliotecas, como jQuery, e frameworks como ReactJS, AngularJS para criar ações customizadas, menus suspensos, galerias de imagens, ou até mesmo funcionalidades mais dinâmicas em aplicações web e mobile.

Por exemplo, em um site de comércio eletrônico, o programador front-end irá desenvolver os elementos de interação do usuário, tais como botões, formulários e carrinhos de compra. Usando tecnicas de CSS para estilizar , HTML para definir a estrutura e JavaScript com suas bibliotecas e frameworks para proporcionar interatividade.

Programador Back-End

Os programadores back-end desempenham um papel vital abordando o mundo complexo sob o capô da aplicação. O seu conjunto de tarefas não envolve diretamente a criação de regras de negócio, mas sim a implementação das regras definidas pelo analista de sistemas.

As linguagens mais comumente utilizadas pelos programadores back-end incluem PHP, Python, Ruby, .Net, entre outras. Eles lidam com o servidor, aplicativos e configurações de banco de dados que permitem que o site ou aplicação funcione corretamente.

Programador Full-Stack

Os programadores full-stack são profissionais capazes de lidar com tanto a camada front-end quanto a back-end do desenvolvimento de software. Eles são responsáveis por implementar as especificações definidas pelo analista de sistemas e o design do UX/UI para criar uma aplicação completa, sem que, necessariamente, definam a regras ou o design da aplicação.

Eles gerenciam tanto o fluxo de dados do servidor para o browser (e vice-versa), como a exibição correta desses dados para os usuários. Assim como nos anteriores, esses profissionais também precisam estar cientes das necessidades dos usuários e das regras de negócios definidas pelo analista de sistemas.

Conclusão

A carreira de desenvolvimento de software oferece várias opções, sendo cada uma focada em áreas diferentes das aplicações – front-end, back-end ou full-stack. No entanto, mesmo se especializando em uma dessas áreas, é extremamente valioso ter um entendimento mínimo das outras, pois esses profissionais frequentemente precisam colaborar e fazer suas implementações se encaixarem no trabalho dos outros.

Este conhecimento cruzado é crucial para manter uma comunicação aberta e construir um software integrado, coerente e de alta qualidade. Portanto, mantenha a curiosidade e busque sempre se atualizar sobre todas as áreas de desenvolvimento de software.

Leia também

  • Entenda o que são as Govtechs

    Entenda o que são as Govtechs

    Govtechs são empresas de tecnologia que se concentra em fornecer soluções para o setor público. A ideia é que essas soluções ajudem a melhorar a eficiência, a transparência e a responsabilidade do governo em seu trabalho.

    Leia mais
  • Removendo barreiras de acessibilidade para autenticação segura

    Removendo barreiras de acessibilidade para autenticação segura

    Com o aumento do papel que o acesso digital desempenha em nossas vidas, a acessibilidade tornou-se mais importante do que nunca. Memorizar um nome de usuário e senha (ou transcrever manualmente) simplesmente não é prático ou possível em alguns casos, nem é uma maneira segura de as pessoas acessarem suas contas.

    Leia mais
  • Afinal qual a diferença entre os cargos de Programadores Front-End, Back-End e Full Stack?

    Afinal qual a diferença entre os cargos de Programadores Front-End, Back-End e Full Stack?

    Os cargos de programadores costumam ser segmentados em três categorias principais: front-end, back-end e full-stack. Todos contribuem para a criação e desenvolvimento de software, mas cada um tem um enfoque e um leque de habilidades particulares. Programador Front-End Os programadores front-end são responsáveis pela implementação da interface gráfica interativa que foi concebida pelo UX/UI designer, […]

    Leia mais

Warning: Undefined array key "img" in /home/webbraincom/public_html/wp-content/plugins/ct-ultimate-gdpr/includes/views/cookie-group-popup.php on line 209
Pular para o conteúdo